15 August 2007

SEVERAL REMARKABLE CURIOSITIES



Philip Pickett & Richard Thompson - The Bones Of All Men

Em primeiro lugar, convém dizer que o título completo do álbum, tal como vem na capa, é The Bones Of All Men and of several remarkable curiosities therein ocurring, being a compendium of Dances, Pavannes, Steps and such, played this time by Mr Philip Pickett with Mr Richard Thompson & The Fairport Rhythm Section. Depois, é útil esclarecer que "Mr Philip Pickett" é um daqueles músicos gloriosamente ecléticos como nós apreciamos, que não só é o responsável pelo departamento de "música antiga" do Shakespeare's Globe Theatre como dirige o New London Consort, foi membro da celebérrima Albion Band nos anos setenta e participou em diversos registos do não menos importante "Mr Richard Thompson", guitarrista e compositor emérito. Por fim, acrescente-se que The Bones Of All Men nasceu de uma sugestão de Joe Boyd (o lendário produtor dos Fairports) para um disco que combinasse instrumentos e reportório "antigo" com a estética do folk-rock electrico que os Fairport Convention, Steeleye Span e vários outros haviam inventado no final dos anos sessenta.



A escolha acabou por recair num conjunto de danças do século XVI e, para o interpretar, além dos notáveis já referidos, foram recrutados Paulo Beznosiuk ("o Heifetz do violino medieval"), Sharona Joshua (virginal, clavicórdio, orgão e piano renascentista), acompanhados da restante seita Fairport/Albion constituida por Simon Nicol (guitarra electrica), Dave Pegg (baixo) e Dave Mattacks (bateria). A referência subliminar é uma gravura em madeira de Holbein de onde resultam os "bones" do nome bem como a totalidade dos instrumentos de sopro executados por Pickett. E, para o que verdadeiramente interessa, The Bones Of All Men é mais outro título obrigatório (onde apenas, por vezes, se desejaria uma presença algo menos evidente de Dave Mattacks) a acrescentar àquela lista onde já se contavam necessidades básicas como Morris On ou The Compleat Dancing Master, preciosidades históricas de uma linhagem musical ilustre. (1998)

7 comments:

Anonymous said...

«Richard Thompson é o mestre eternamente ignorado da canção britânica.»

Como comprova a ausência de comentários.

Só conheço o Bright Lights. Vou aproveitar para ouvir mais coisas.

Anonymous said...

Ah. Tinhas razão quanto ao Astral Weeks.

Anonymous said...

Um dos maiores songwriters de sempre,inacreditavelmente esquecido ou ignorado, não só pelo público como também por uma grande parte da crítica (não é o seu caso, felizmente). Bastava a trilogia bright lights+pour down like silver+hokey pokey para lhe garantir um lugar no panteão dos grandes. Um mestre na arte de compor e tocar, para além de uma cultura musical e sentido de humor prodigiosos. Basta aceder ao seu site para comprovar isso mesmo. Ou para quem ainda não estiver devidamente esclarecido, escutar a sua compilação dos 1000 anos de música popular.

Vou ter o privilégio de o ver ao vivo em Londres, mas ainda não perdi(totalmente) a esperança de o ver a actuar em Portugal. Isto é o meu lado emocional a falar, pois o meu lado racional diz-me o oposto. Conto consigo para continuar a "pregar no deserto" e alertar o mundo, cada vez que um novo álbum for lançado.

João Lisboa said...

"Ah. Tinhas razão quanto ao Astral Weeks"

Ok. Agora, não pares de o ouvir.

ND said...

pois é! depois que consegui meter esse album no MP3 (desculpem-me desde já pela vulgaridade auditiva em uso)não tenho mesmo parado de o ouvir. Chega-se ao fim e diz-se sempre uma palavra pouco recomendável mas significativa de um apreço deslumbrado.

ND said...

referia-me ao Astral Weeks...

menina alice said...

"Como comprova a ausência de comentários."

Lá está, ele também não se esforça. Não faz chegar as coisas às pessoas pelos meios adequados. E eu nem saberia por onde começar a ouvir. >:>