18 January 2008

O ÊXTASE MATERIAL



"Quando eu não tinha ainda nascido, quando o anel da minha vida ainda não se tinha fechado e o que nunca iria poder ser apagado ainda não tinha começado a ser inscrito; quando eu ainda não pertencia a nada do que existe e não tinha ainda sido concebido nem era concebível e esse acaso feito de precisões infinitamente minúsculas não tinha iniciado a sua acção; quando eu não pertencia ao passado, ao presente nem, sobretudo, ao futuro; quando eu não existia; quando eu não podia existir; pormenor que não se podia perceber, semente por entre a semente, simples possibilidade que um nada poderia desviar do seu caminho. Eu ou os outros. Homem, mulher, ou cavalo, ou pinheiro, ou estafilococo dourado. Quando eu não era mesmo nada, uma vez que não era a negação de coisa nenhuma, nem sequer uma ausência, nem mesmo uma imaginação. Quando a minha semente errava sem forma e sem futuro. Idêntica na imensa noite às outras sementes que não eclodiram. Quando eu era aquele de que nos alimentamos e não o que se alimenta, o que compõe e não aquele que é composto. Eu não estava morto. Eu não estava vivo. Existia apenas no corpo dos outros e só podia através do poder dos outros. O destino não era o meu destino. Por abalos microscópicos, ao longo dos tempos, o que era substância oscilava tomando vias diversas. Em que momento o drama se iniciou para mim? Em que corpo de homem ou de mulher, em que planta, em que pedaço de rocha, comecei a corrida em direcção ao meu rosto?" (J.M.G. Le Clézio in L'Extase Matérielle - trad. JL)

(2008)

5 comments:

Ana Cristina Leonardo said...

ah, começaste!

Anonymous said...

Tom Waits, Nick Cave, Stranglers e Leonard Cohen no American Idol

menina alice said...

Sou mui tremendamente apaixonada por esse texto e não me lembro onde já o li. No livro não foi, que do Le Clézio só li um e não foi esse.

João Lisboa said...

"Sou mui tremendamente apaixonada por esse texto e não me lembro onde já o li. No livro não foi, que do Le Clézio só li um e não foi esse"

Provavelmente, num sítio ExCitante que costumavas frequentar.

menina alice said...

Então foste tu! (se calhar) :)