09 January 2008

TOM WAITS: AUTOBIOGRAFIA EM PEQUENAS PRESTAÇÕES, DITOS DE ESPÍRITO E SABEDORIA (XXVIII)



"Alice não saiu em disco senão dez anos depois porque eu costumava andar com as fitas na mala. Assaltaram-me o carro e roubaram as gravações do espectáculo. Depois, aperceberam-se de que aquilo podia valer algum dinheiro e pediram-me um resgate de 3000 dólares para as devolver. Não foi muito, pois não? Por acaso, senti-me ofendido. Parece-me que queriam dinheiro rápido e pouca conversa.

(...)

"Um bom talhante aproveita tudo o que pode da vaca. Tenho pedaços de canções por aí espalhados. Se ainda me lembrar delas, aproveito-as, senão andam a passear-me pela cabeça e acabam por se despenhar de uma ribanceira abaixo. Toda a gente gosta de trabalhar com matéria-prima fresca mas não, não tenho nenhum banco de esperma.

(...)

"Não descansei enquanto não fiquei velho. Ainda era miúdo e já tinha uma bengala. Costumava imitar os velhos. Quando ia a casa dos meus amigos, preferia conversar com os pais deles. Sobre assuntos de homens. Seguros, por exemplo. Jardinagem. Era mais interessante. E as colecções de discos deles eram mais fixes do que as dos filhos.

(...)



"O mundo está a arder e eu às vezes penso que raio de vida é a minha a fazer joalharia para os ouvidos. Quando foi a última vez que numa sala toda a gente cantou a mesma canção? Há muitas coisas que têm de acontecer antes de se ligar um giradiscos. Roupa e alimentos. Não duvido do poder da música mas parece-me que uma ideia exagerada de nós mesmos e do valor daquilo que fazemos pode fazer-nos acreditar que escrever uma canção é capaz de mudar o mundo.

(...)

"'Lost In The Harbor' retrata a situação do Humpty Dumpty, olhando para um e para o outro lado do muro. É como Berlim Leste-Berlim Ocidental, a Palestina e Israel, a Irlanda do Norte. Os vizinhos inimigos.

(...)

"Se temos de ligar o fogão é melhor fazer mais do que uma panqueca. É uma carga de trabalhos ir para estúdio, temos de mobilizar uma enorme quantidade de pessoas e de equipamento. Por isso pensei, já que aqui estamos, toca a gravar mais um enquanto o motor está a trabalhar. No fim de contas, ninguém vai reparar em que dia Alice e Blood Money foram publicados. Se for uma boa ideia, fico com os louros, se não for deito as culpas para cima de toda a gente.

(...)

2002

(2008)

No comments: