05 August 2008

CIMEIRA



Fleet Foxes - Fleet Foxes

Demos como adquirido que, na pop contemporânea, só muito raramente nos defrontaremos com música capaz de provocar em nós aquele sobressalto perante o absolutamente novo e nunca escutado antes. Aceitemos que a persistente enfermidade do insuficiente processo de digestão criativa das referências continua a permitir que, à primeira vista, todas se tornem claramente evidentes. Nessa medida (e apenas nessa medida) saudemos, então, o belíssimo álbum de estreia dos Fleet Foxes, de Seattle, pretexto para uma importantíssima cimeira onde os Beach Boys, The Band, Crosby, Stills, Nash & Young, Fairport Convention e Simon & Garfunkel trocam pontos de vista e partilham experiências.



Sublinhe-se, essencialmente, o contributo dos primeiros participantes referidos, acrescente-se um certo espírito de gospel branco, imagine-se aquilo que, muito imprecisamente, poderíamos designar como “barroco rural” (na verdade, várias das harmonias vocais a quatro partes – a de “White Winter Hymnal”, em particular – empurram-nos bem mais para trás, para o cenário dos Provérbios Flamengos, de Pieter Bruegel, escolhido como capa) interpretado por um coral de Tim Buckleys e Fleet Foxes ficará razoavelmente circunscrito. Tão bom quanto isso tudo, tão suplicantemente devedor de todos eles.

(2008)

5 comments:

Anonymous said...

De facto,já se ouviu tudo aquilo em vários sítios.No entanto, continuo sem entender de onde vem aquela voz.

(só um pormenor: o album não se chama mesmo "Fleet Foxes"?)

João Lisboa said...

"(só um pormenor: o album não se chama mesmo "Fleet Foxes"?)"

pois chama... eheh, não sei onde fui desencantar esse título...

Anonymous said...

A minha opinião baseia-se apenas no vídeo que o João Lisboa juntou ao texto. Pela amostra, o disco parece ser, de facto, muito bonito. Mas, se calhar, teria sido bem mais interessante se o grupo tivesse seguido o conceito e a estética da pintura de Pieter Brueghel: o mundo virado do avesso...

Táxi Pluvioso said...

Oh não! Mais música de Seattle, ai ai...

saturnine said...

olha! o meu álbum do ano, so far (e esquisita como sou, duvide que mude nos próximos meses). :) foi a minha salvação de verão, e este post descreve com absoluta perfeição o meu encanto à primeira audição.