11 November 2008

QUASE UM REQUIEM



Micah P. Hinson - Micah P. Hinson & The Gospel Of Progress

Acorrem imediatamente à memória os melhores dos melhores: John Cale, Leonard Cohen, Johnny Cash, Townes Van Zandt. E, logo a seguir, alguns dos seus filhos dilectos: Tindersticks, Lambchop, Sparklehorse, David Berman. Micah P. Hinson é, realmente, um pouco de todos eles mas, nem de longe, num daqueles exercícios calculados de montagem de puzzles sonoros com as peças rigorosamente seleccionadas para lançar o anzol ao máximo público-alvo. Micah é a coisa a sério: um "ex-convict" de 23 anos, apanhado na armadilha de uma história de "love gone terribly wrong" com uma ex-modelo da "Vogue", consequentes receitas de sedativos falsificadas e outros ilícitos demasiado comprometedores. Fado.



E a tradução de tudo isso para um álbum que dá corpo ao milagre de não chafurdar no confessionalismo da desgraça: os textos são mínimos quando não apenas telegráficos (obsessões em "loop" como "it's all my fault", "there are things that I've said that don't mean a thing, anyway"), a música — não dar um átomo de crédito aos arquivadores preguiçosos que hão-de querer, à viva força, arrumá-lo na "alt.country", na "new folk" ou outras invenções adventícias — tão só as coordenadas de uma trajectória de inexorável queda em espiral ("At Last, Our Promises" faz pensar na asfixia de Music For A New Society), instantâneos de câmara para pequenas feridas de guitarra, piano, euphonium, acordeão, melódica, Hammond, mellotron, violoncelo ou flauta, valsas de espectros pálidos, amabilidades de salão um segundo antes do salto através da vidraça, fanfarras fatigadamente amargas, melodias circulares esvaídas. Quase um requiem. E belo como poucos.

(2004)

3 comments:

Anonymous said...

I live in Alexandria, United States and my career actually deals with this
area. Passion in what you feel and in putting it into words is a true talent.
Your article is informative, illuminating, and passion-driven, all of which I
deeply admire when dealing with this topic.

Here is my web blog ... cash for diamonds

Anonymous said...

I live in Alexandria, United States and my career actually
deals with this area. Passion in what you feel and in putting it into words
is a true talent. Your article is informative, illuminating, and passion-driven, all of which I deeply admire when dealing with
this topic.

Feel free to surf to my web page; cash for diamonds

Anonymous said...

I feel like I've seen this page before on , but upon spending a bit on here it's obvious that this is a new web page.

Still, I'm going to bookmark this blog and begin coming here on a regular basis.

Also visit my web blog; 17320