26 January 2009

TELETRANSPORTE



AbZTRAQT SiR Q - Qorn Pop Garden

Há um cenário exótico de ficção algures pelo Oriente e quatro personagens heterónimas – Andy Newman, “o baterista pedante”, Egon Crippa, “o baixista esquivo”, Mundina Moruniq, “a vocalista exibicionista”, e Peter Shuy, “o guitarrista neurótico”. O “lettering” e a concepção gráfica da capa remetem também para um universo paralelo alternativo, com script final assinado por AbZTRAQT SiR Q para a BD/filme sem imagens Qorn Pop Garden.



O finíssimo elo de ligação com a realidade conduz-nos daí até Lisboa, Portugal, ainda que com um considerável solavanco na máquina do tempo, projectada duas décadas para trás, na direcção daquele remoinho sonoro onde se geraram bandas como os Mler Ife Dada e Pop Dell’Arte (cujo lendário João Peste, apanhado numa curva apertada do espaço-tempo, foi para aqui aspirado em “Sorry O”) e, sob outras coordenadas geográficas mas também com significativo ADN luso, até ao esconderijo londrino no qual as Raincoats se debatiam com a afinação das guitarras.



A língua portuguesa, durante o teletransporte, foi, acidentalmente, trocada pelo inglês mas a perda é largamente compensada através da viagem que nos é oferecida por um constante zig-zag de ritmos e melodias, planos harmónicos em declive e interpelações sedutoramente absurdas.

(2009)

3 comments:

Gertrudes A. da Cunha said...

Curioso...A primeira vez que ouvi alguns temas dos AbZTRAQT SiR Q, há meses atrás, esta abordagem desconstrutivista, saída da fornada do pós-punk, com algumas pitadas de burlesco, evocou-me imediatamente os K.U.K.L., a banda punk/experimental da Björk, anterior aos Sugarcubes...

João Lisboa said...

... também, também, sim senhora...

Anonymous said...

lembram-me o inicio dos Blonde Redhead com nova roupagem..