24 January 2010

PURE ZOOLANDER



"Unlike his predecessor [David Beckham], the poor chap is clearly no supermodel. It's not just that he's less naturally handsome, with a strangely prominent Adam's apple and feminine features that contrast oddly with his rugged physique. He's also obviously uncomfortable in front of a camera. In all the shots, Ronaldo is clearly trying his hardest to look sultry and mysterious. But the effect is pure Zoolander, a la the dumb male model of Ben Stiller's comedy whose trademark 'blue steel' facial pose is hilariously over the top. (...)


Zoolander - realiz. Ben Stiller (2001)

Another pose - sideways on to the camera in tight white underpants - is, quite frankly, disturbing. Peeping over biceps that are the exact size and shape of a couple of oven-ready chickens is a face that looks like Liv Tyler's - all pouty lips and over-made-up doe eyes. In a third, he appears to be paying homage to Village People, with an open waistcoat over his naked chest, pulling down tight jeans to reveal the top of his underpants and staring moodily at the camera. (The large earrings don't help, either.)



Overall, the effect is camp in the extreme. As Matthew Todd, editor of the gay magazine Attitude said last week, his own publication would have given Ronaldo a 'far butch-er' makeover. (...) Altogether, the impression is of a person who is far too in love with himself and his own appearance to waste time thinking about anyone, or anything, else. What self-respecting woman would fall for Ronaldo, whatever the size of his sixpack, when he clearly has no time to read books, go to the cinema, or develop opinions about anything apart from his football or his gym equipment?" (aqui)

(2010)

10 comments:

Anonymous said...

"Unlike his predecessor [David Beckham]"
Ao contrário do JL, os ingleses em matéria de patriotismo (aliás como os povos do Norte da Europa, incluindo os escandinavos), não têm grandes dúvidas existenciais.
A questão é só esta: estas campanhas podem ser um hino à banalidade, mas é melhor ser um tonto português do que um tonto inglês (e o autor do artigo do Dailymail, pensa o contrário, como é natural...).

João Lisboa said...

"Ao contrário do JL, os ingleses em matéria de patriotismo... não têm grandes dúvidas existenciais"

Mas eu também não tenho nenhuma dúvida: não sou patriota, desta ou de qualquer outra "pátria". Por outro lado, gosto muito de cidades. Daqui e de muitos outros lados.

"é melhor ser um tonto português do que um tonto inglês"

No caso, nem sequer é especialmente isso que está em causa. Mas, no que diz respeito a "tontos", nunca sequer lhes olho para o passaporte. São "tontos" e basta. E, para quem é "patriota", ver um "tonto português" até deveria ser um bocadinho acabrunhante...

Anonymous said...

"Mas, no que diz respeito a "tontos", nunca sequer lhes olho para o passaporte"

Será mesmo ? Não me parece que algum dia se lembrasse de incluir um post a criticar a campanha do David Beckham para a Armani.
O facto de ser "não patriota" (no contexto europeu, uma característica bem portuguesa, curiosamente), apesar de tudo, não deveria tirar ao JL sentido crítico quando lê um artigo que evidencia o patriotismo alheio. Se o artigo fosse escrito por um francês...

"E, para quem é "patriota", ver um "tonto português" até deveria ser um bocadinho acabrunhante..."

A capacidade intelectual e os conhecimentos científicos não são propriamente os critérios de avaliação do Ronaldo. Em todos os países, existem fenómenos como o Ronaldo. A singularidade é que este alcançou uma popularidade à escala planetária. E, quem nasceu neste rectângulo (seja patriota ou não), não perde nada com isso (não estou a ver um português ser discriminado/desvalorizado por ser do país so Cristiano Ronaldo). Aliás, em algumas situações até beneficia: quando se visita um país da Ásia ou de África , muitas vezes é a referência que nos permite ser identificados (quantos cidadãos da Tailândia conhecem o Fernando Pessoa?) e bem tratados. Só para dar um exemplo bem concreto: numa praia da Tunísia, assisti a um português safar-se de uma acusação de atentado ao pudor (estava a fazer uma massagem nas costas da sua mulher!) porque, logo que o polícia e o furioso denunciante souberam que era do Porto, a conversa desviou-se logo para as prestações do jogador Madjer no FC Porto.

João Lisboa said...

"Não me parece que algum dia se lembrasse de incluir um post a criticar a campanha do David Beckham para a Armani"

E não lhe parece muito bem. Mas pode descobrir inúmeros posts criticando forte e feio gente das mais desvairadas nacionalidades. E a "dizer bem" de muitos lusos. Sendo que, em qualquer dos casos, a nacionalidade é a única coisa que não importa. O que tem piada é o caríssimo anónimo só dar por isso quando o criticado é "da casa".

"O facto de ser "não patriota" (no contexto europeu, uma característica bem portuguesa, curiosamente)"

Ai é?... pertencer a uma "pátria" de "não patriotas" até nem me desagrada. :)

"Se o artigo fosse escrito por um francês..."

... qual era o problema?...

"A capacidade intelectual e os conhecimentos científicos não são propriamente os critérios de avaliação do Ronaldo"

E 99% do texto não se refere a isso.

"Aliás, em algumas situações até beneficia"

Mazómeucaro!... se for em SOS, para fins práticos e utilitários, invoco, sem quaisquer problemas, S. Ronaldo, S. Eusébio ou Sta. Mariza...

Anonymous said...

Eu não estou a dizer que não deve criticar portugueses ou que não deve criticar portugueses em comparação com estrangeiros.
Vou dar um exemplo da sua área de eleição para perceber melhor a minha crítica.
Vamos imaginar que o José Cid ganhava o Eurofestival da canção em disputa com o Cliff Richards. Saía um artigo num jornal inglês a criticar a prestação do José Cid em contraponto com a do Cliff Richards. Não acompanho o certame (ainda existe?) e não tenho simpatia e muito menos paciência para o José Cid. Mas prefiro que ganhe o tonto do Cid ao tonto do Cliff Richards (pelo simples motivo de ser português). E não vejo nenhum desprestígio para o país. Admito que para o JL seja indiferente e que o JL considerava que era mesmo um momento oportuno para criticar um artista que não gostava (se fosse o caso, claro) e, aliás, com muitas boas razões. Agora o que eu não percebo (desculpe lá ... critico) é que o JL vá justamente buscar a crítica do inglês-com-dor-de-cotovelo a dizer que quem merecia era o Cliff Richards. Ainda se o jornal inglês dissesse que o festival era todo uma treta, inclusive o Cliff Richards. Acho que o facto de não ser patriota não tem como como consequência necessária a promoção das manifestações patriotas (quando não chauvinistas) dos nacionais dos outros países quando se comparam a portugueses.
Saudações anónimas (... chamo-me Nuno e gosto de ler o seu Blog ... e de criticá-lo uma vez por outra)

João Lisboa said...

1) Pegando no seu exemplo Cid/Richards: entre um texto de um inglês a "dizer mal" do Cid (ou do Richards) e outro de um português a "dizer mal" do Richards (ou do Cid), ganhava sempre o direito de publicação... o melhor texto.

2) O que ainda não foi referido é que o meu principal estímulo para postar aqui este sobre o CR tem muito menos a ver com a criatura CR em particular e mais com a minha especial repugnância perante a futebolização do universo (e, com notoriamente maior intensidade, em certas áreas do universo). Mas, mesmo aí, a minha condição de "apátrida" se mantém: só de memória rápida, há por aí, pelo menos um, sobre um tal de Kaká evangelista (futebol+religião=abominação suprema).

3) Ainda bem que gosta de ler o blog. Mas o Nuno ainda não é um leitor exemplar. :) Se o fosse, não só saberia que o Festival da Eurovisão continua alive & kicking, como que tem aqui espaço anualmente reservado!

http://lishbuna.blogspot.com/search/label/Festival%20da%20Eurovis%C3%A3o

Abraço.

Anonymous said...

"O que ainda não foi referido é que o meu principal estímulo para postar aqui este sobre o CR tem muito menos a ver com a criatura CR em particular e mais com a minha especial repugnância perante a futebolização do universo"

Tem toda a razão, já sufoca. Mas não é esse o ponto de vista do artigo; nem é essa a motivação da autora.

"Se o fosse, não só saberia que o Festival da Eurovisão continua alive & kicking, como que tem aqui espaço anualmente reservado!"

Pois é. Já me tinha esquecido. Eu leio tudo mas confesso que nem sempre faço a revisão da matéria.

A propósito de estética:
http://www.repubblica.it/ambiente/2010/01/25/foto/australia_rischia_di_sparire_il_pesce_triste-2070975/1/

Um abraço,
Nuno

Ванесса said...

"Merman... Merman!"

Viagra Online said...

What a handsome man but I think most of the models are gays because they comes to be boring about the among of women that admire their bodies.

Paula Teixeira GonÇalves said...

For me Beckham just looks gay. Ronaldo is a real man. He makes more money with publicity campaigns that you will have made in your all life...so he cannot be so bad afterwards.Ronaldo grow up also in a total different way than
Beckham...but is nice to see how jealous the english people can be of this poor and strong boy!