20 June 2010

MOMENTOS DE LUTO (II)



1) Escutado apenas durante alguns minutos, na Antena 2, o programa "Um Certo Olhar" em que Luís Caetano "debate sobre a actualidade com Maria João Seixas, Luísa Schmidt e Miguel Real". Apenas alguns minutos mas os suficientes para poder ouvir Caetano, na sequência das respostas dos três participantes (tema: a morte de Saramago), perguntar repetidamente "Mas com coerência?..." Sepulte-se o defunto e vá a correr ler-se Fernando Pessoa.

2) A Pátria respira de alívio: as cinzas de Saramago ficam em Portugal. Ninguém, na verdade, se apercebeu mas estivemos à beira de uma nova Olivença. Nas agências de rating internacionais, houve quem não pregasse olho durante 48 horas, à espera do que poderia resultar deste embrião de querela entre o "P" e o "S" dos PIGS.

3) Isto está a correr bem para Sócrates: Mundial de ludopédio, morte, velório e funeral de Saramago (com as respectivas réplicas sísmicas asseguradas durante mais dois ou três dias) colocam "a crise" e as comissões de inquérito entre parêntesis, pelo menos, até ao fim do mês. Com um mini-bónus adicional, a saber, a grande polémica que trespassa o mundo: os grandes artistas devem ser cremados? Porque o que está em causa não é coisa menor: "não haverá um túmulo como lugar de peregrinação"!... (por breves instantes, passaram-me pela mente os dezoito prepúcios do senhorsantocristo)

(2010)

2 comments:

Condessa X said...

Também me pareceu que caminhavamos para uma nova Olivença. No dia 17 a imprensa dizia que o corpo seria cremado em lanzarote, depois ja seria apenas cremado lá e as cinzas repartidas entre Lanzarote e Azinhaga. Finalmente hoje, António Costa diz que as cinzas ficam em Portugal.Quanto à vontade do escritor, que as cinzas ficassem no jardim de sua casa em Lanzarote debaixo de uma pedra, pouco lhes interessou. Corja!

João Lisboa said...

"Quanto à vontade do escritor..."

O que tem piada é que um ateu tenha "vontades" quanto ao destino que deve ser dado à sua defunta carcaça... a minha, se, na altura, ainda for comestível, podem atirá-la à vontade aos leões do zoo que devem andar cheios de fominha. Mas verifiquem primeiro se estou bem morto.