29 June 2010

PROPOSTA MUITO SÉRIA DE NOVO HINO NACIONAL



Agora que os/as profissionais do "blow-job" meteram a vuvucoisa no saco e a ideia já não corre o risco de ser mal interpretada, é o momento apropriado para propor aquilo que, durante estes - felizmente, curtos - dias, crescentemente, me pareceu algo de muito obviamente sensato e necessário: substituir "A Portuguesa" por "I Gotta Feeling" como hino nacional.

Não, não se trata de declarar a rendição perante o massacre sonoro, 24 horas por dia. A questão é de fundo: entre as duas hipóteses, qual a que oferece o retrato mais exacto e verdadeiro de Portugal (aquilo que um hino nacional deverá simbolizar)? Uma que fala de "heróis do mar, nobre povo, nação valente e imortal"? (quer dizer, só pode ser humor muito negro, basta olhar à volta...) Ou outra que, traduzindo o genuíno pensamento filosófico português, admite "não estudei lá muito bem o assunto, não vão contar que fui eu que disse, mas, sei lá, cheira-me... é cá uma fezada... tenho um feeling... que coiso e tal..."?

Além do mais, ninguém sabe cantar "A Portuguesa" e, por esta altura, não deve existir quem, a bem ou a mal, não tenha a outra embutida nos tímpanos.

(2010)

No comments: