01 February 2011

O PENSAMENTO FILOSÓFICO PORTUGUÊS (LVIII)

José António Saraiva


A tropa é que faz de nós uns homens (ou aquele saudável, suado e viril convívio nas camaratas era um antídoto valente contra os maus costumes)

"As Forças Armadas, que eram uma reserva da nação , perderam toda a relevância. Por outro lado, o serviço militar obrigatório acabou sem qualquer debate público, como se fosse uma coisa sem importância nenhuma. Ora, para muita gente, era uma directriz. Havia jovens vindos da província que tomavam na tropa o primeiro banho! E às vezes aprendiam ofícios - como cozinhar ou conduzir - que lhes davam uma ferramenta para a vida, além de regras de disciplina que ficavam pelo tempo fora. Este jovem que estava em Nova Iorque com Carlos Castro - que terrível coincidência a proximidade entre as palavras Castro e castrado - noutra época estaria a cumprir o serviço militar e não teria dado cabo da vida".


Oh que saudades de quando não havia homicídios, roubos nem poucas vergonhas!... (ou - cortesia da escola de pensamento Rádio Táxis-Autocoope - "isto o que faz falta é um Salazar em cada esquina")

"A Igreja Católica também contribuía decisivamente para a integração social das pessoas - e para uma certa igualdade. Perante Deus, todos são iguais: o pobre e o rico, o novo e o velho, o doente e o são. E a interiorização dos Dez Mandamentos fornecia um conjunto de princípios de convívio em sociedade: não matarás, não roubarás, não cobiçarás a mulher do próximo, etc. E - muito importante - introduzia na vida um elemento espiritual, que dava outra dimensão à existência, combatendo a prevalência absoluta dos valores materiais". (aqui, descoberto aqui)

(2011)

5 comments:

fallorca said...

Exacto, exacto... (boa merda foste destapar)

João Lisboa said...

"(boa merda foste destapar)"

Está visto que não tens queda para a filosofia...

Anonymous said...

"noutra época estaria a cumprir o serviço militar e não teria dado cabo da vida"

Vendo bem, a brincadeira dos sabonetes no duche teria proporcionado ao jovem uma maior abertura de espírito para a sua viagem a NY

João Lisboa said...

:)

fallorca said...

«Está visto que não tens queda para a filosofia...» Parece que não: tropa, homofobia, igreja católica (boa merda foste destapar, que pivete!)