21 January 2012

UM PERCURSO ACADÉMICO COERENTE, LIVRE E INDEPENDENTE
(sequência daqui)



José Sócrates estuda no "Instituto de Estudos Políticos de Paris (vulgo Sciences-Po)", "uma instituição actualmente em crise por serem abertamente contestadas as orientações pedagógicas e gestão do seu director, Richard Descoings". "Mas Sócrates não é um aluno normal. Por agora, no primeiro ano de Master (dois anos), tem um estatuto vizinho de do 'auditeur libre', o que quer dizer, traduzindo à letra, 'auditor, ou ouvinte, livre'. Os 'alunos livres' já não existem oficialmente, em Paris, há vários anos (apenas são aceites em alguns IEP da província).

Sócrates está legalmente inscrito como aluno, mas definiu um plano especial de estudos em reuniões com o director do estabelecimento, Richard Descoings. 'É provável que tenha chegado a um acordo com a direcção sobre o programa escolar e a forma de ser avaliado no primeiro ano porque a direcção pode fazer isso e, a esse respeito, ela faz o que quer', explica uma fonte do IEP. Em Sciences-Po, que tem a má reputação de funcionar de forma opaca, quase secreta, o caso do aluno Sócrates é gerido como se fosse um assunto de Estado.

A direcção recusa fornecer qualquer detalhe sobre ele, apenas confirma a inscrição. No entanto, o Expresso sabe que o ex-PM português tem, de facto, um estatuto particular. 'José Sócrates só vai a exames se quiser, mas pode apresentar dossiers ou trabalhos de pesquisa', garante um professor. É verdade: o Expresso sabe que Sócrates não compareceu aos exames das cadeiras que os exigem, no primeiro semestre do Curso de M1 em Ciência Política, variante Teoria Política, que frequenta e cujas provas decorreram de 12 a 21 de Dezembro. 'Sei que enviou trabalhos a professores e ele também pode ter decidido fazer apenas os exames no fim do ano', acrescenta a mesma fonte". (A nova vida de Sócrates em Paris, de Daniel Ribeiro, na "Revista"/"Expresso" de hoje)

(2012)

5 comments:

Anonymous said...

Lá furou, furou e encontrou outra Universidade Nova: é de homem . . .

João Lisboa said...

A outra não era a Nova, era a Independente. Mas a ideia é essa.

joshua said...

Bravo, meu caro.

Anonymous said...

Deixem-se de merdas, nao sejam saloios!

Nas melhores universidades do mundo, os antigos
homens politicos teem acesso a posicoes e condicoes que as suas qualificacoes academicas nao dariam direito de forma automatica. Um bom exemplo e' o Joschka Fischer, antigo ministro alemao, que nao tem licenciatura e e' professor convidado na universidade de Princeton.

O Socrates tem imensos defeitos, mas isso nao e' desculpa para publicar artigos provincianos...

Miguel

João Lisboa said...

"posicoes e condicoes que as suas qualificacoes academicas nao dariam direito de forma automatica"

Mas a criatura em apreço teria todas as qualificações académicas requeridas. É engenheiro, não é?...