25 February 2012

CONFIRMANDO OS SUPERPODERES - EM DIFERIDO E À DISTÂNCIA - DO ESTUDANTE DE SCIENCES-PÔ, OS OBJECTOS DO FEITIÇO PEDEM MAIS; MOMENTO OPORTUNÍSSIMO, POIS, PARA REPOR EM EXIBIÇÃO UM DOS EPISÓDIOS CRUCIAIS DA SAGA (ORIGINALMENTE EXIBIDO EM 27.06.09):

AFINAL, O QUE ME FALTAVA  ERA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA ENTENDER DEVIDAMENTE A COISA


Licenciado em Urbanismo pelas NO

Segundo esclarece (também no "Expresso" de hoje) Luís Capucha, presidente da Agência Nacional para a "Qualificação" - lamentando que, "por trás de muitas críticas [às Novas Oportunidades] esteja apenas preconceito, despeito e, em alguns casos, elitismo" - o objectivo do programa "não é ensinar, mas permitir que os adultos possam ver reconhecidos os conhecimentos que foram adquirindo ao longo da sua experiência profissional e de vida". O que Luisa Neves, coordenadora do Centro de Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Miragaia, desenvolve através de um exemplo extraordinariamente iluminador: "Um dealer que vende droga faz uma coisa que ninguém faz, que é pensar numa base matemática 8 - ele sabe que uma base de cocaína é um oitavo de grama. Um arrumador de carros tem noções de urbanismo. Se calhar sabe de psicologia social".


Doutorado em Matemáticas Aplicadas pelas NO

Está certo. E, só por estar a inserir o post 1407 aqui neste blog, vou já exigir que me reconheçam o direito a um doutoramento em Informática & Comunicação (ou outra coisa assim com um título fixe). Mas impõe-se, então, levar o assunto às últimas consequências: se, na "escola da vida", se aprende tudo, para quê gastar, todos os anos, milhões do orçamento com as "escolas fora da vida" que exigem 12 anos para se atingir o que pode, facilmente, ser alcançado em 6 meses?

(2009/2012))

4 comments:

Ana Cristina Leonardo said...

repor

João Lisboa said...

:-)

(sabes que escrevi, primeiro, "repor" e, depois - por intuição, sem ir confirmar - corrigi para "repôr"? so much for intuição...)

Thanx.

Rui Gonçalves said...

A teoria, só por si, já é bastante má. Ainda assim, esta gente consegue sempre ir buscar os exemplos mais ridículos...

Táxi Pluvioso said...

Uma base um oitavo? com menos de um grama não vale a pena.