14 December 2012

PASSAGEM DE TESTEMUNHO


Os Sobreviventes - B Fachada, Minta e João Correia

Para quem veja Os Sobreviventes (juntamente com Mudam-se Os Tempos, Mudam-se As Vontades, de José Mário Branco, e Cantigas do Maio, de José Afonso) não apenas como uma das três peças inaugurais de 1971 – Os Sobreviventes foi anunciado por um EP desse ano, embora só tenha sido publicado em 1972 – sobre as quais se edificaria a moderna música popular portuguesa posterior, mas enquanto algo de semelhante a quaisquer “sagradas escrituras”, vai sofrer um abalo sério ao escutar o modo como B Fachada, Minta e João Correia se apropriaram dele. Talvez ajude à recuperação se reflectirem um pouco acerca de como as diversas “sagradas escrituras”, elas mesmas, passadas de mão de um copista para as mãos de mil e outros copistas e de um idioma para outro, dificilmente mantêm alguma semelhança com o que poderão ter sido os originais. 




Aqui, a dissonância não será tão acentuada mas, embora o saldo de perdas e ganhos seja razoavelmente equilibrado, a satieana "Paula’", a "Estalajadeira" à la Beach Boys, o "Farto de Voar" à maneira de Wyatt ou o “africano” "Senhor Marquês" são os momentos em que a estratégia de desacelerar andamentos e amaciar as arestas das canções tal como Sérgio as gravou resulta positivamente sem que isso lhes retire energia e vibração nem as aligeire excessivamente. Não será um gémeo do belíssimo Irmão do Meio (2003), porém, na qualidade de passagem de testemunho geracional, retém o suficiente do ADN do progenitor e refresca-o com meia dúzia de novos cromossomas.  

4 comments:

alexandra g. said...

O B Fachada sempre me deu seca mas, de tanto ouvido pela menina grande, que fala com ele, duvidando, aqui, comentando, ali, insurgindo-se, acolá (que ele tem mesmo conversa cantada), começo a oscilar.

Chatice, já uma pessoa não pode ter ideias feitas.

João Lisboa said...

Já eu tenho o maior apreço pelos meus pré-conceitos. Nem compreendo como se pode chegar aos conceitos sem pré-conceitos.

alexandra g. said...

Pronto, eu gosto mesmo é das dramatizações que ela (grande menina) faz.

Chatice, já uma pessoa não pode oscilar um bocadinho.

Táxi Pluvioso said...

My god! tragam-me uma cruz.