03 January 2013

OITO (+ QUATRO) ACHAS PARA A FOGUEIRA (V)



Young Marble Giants - Colossal Youth

O minimalismo arquitectural de Le Corbusier e Frank Lloyd Wright a acondicionar num minúsculo envelope a música dos Beatles, Brian Eno, Kraftwerk, Devo, Bowie (do período de Berlim) e Can. Não se adivinharia imediatamente mas é por aí que Stuart Moxham desenha a genealogia do único e (por isso, duplamente) precioso álbum dos Young Marble Giants. Com uma "drum-machine" artesanal, guitarra, baixo, orgão Galanti, e a voz de Alison Statton, em Cardiff, havia quem, a partir das células avulsas que o punk cuspira após ter esquartejado o obeso rock que o antecedera, se ocupasse a reactivar a matéria primordial de onde a música resultara e, ao repor em movimento a máquina sonora, torná-la, simultaneamente invisível, luminosa e quase homeopaticamente indetectável. Relojoaria tão frágil e perfeita que, uma nota ou um "beat" a menos, e tudo desabaria.

6 comments:

Táxi Pluvioso said...

O achamento é coisa também muito nossa.

Pablo Neruda:

http://nerudacats.tumblr.com/

alexandra g. said...

"Relojoaria tão frágil e perfeita que, uma nota ou um "beat" a menos, e tudo desabaria."

tão lindo que apetece emoldurar :)

João Lisboa said...

"apetece emoldurar"

Fazemos preços muito em conta para molduras e caixilhos.

alexandra g. said...

Então, vou fazer um esboço do que pretendo (dimensões, tipo de perfil e material, alinhamento das palavras - estou a pensar na vertical, encostadas à esquerda, deixando o centro e a direita sem preenchimento -, sua cor e também a do fundo) e ficarei a aguardar o orçamento.

Pequena nota: beat deverá ser grafado sem as aspas originais ou itálicos. A língua inglesa pode perfeitamente passear com a portuguesa sem pinças. Emolduradas, não desabarão :)

João Lisboa said...

Isso vai encarecer tudo um bocadinho...

alexandra g. said...

Deal, as follows:

- moldura de espelho veneziano, séc. XVII, vidro de Murano escorrido, como deve acontecer, palavras gravadas na forma e lugares anteriormente assinalados em negro de fumo, mate. Detestamos brilhos, por aqui. Dimensões ao critério de quem executa, mas nunca inferiores a um metro e sessenta e oito.

Se necessário for, solicitarei emprego na Poesia Incompleta, Brasil, para custear as despesas de execução. Fugir, jamais.