27 August 2013

David Byrne & St. Vincent - "Marrow"



Muscle connects to the bone
And the bone to the ire and the marrow
I wish I had a gentle mind and a spine made up of iron

Mouth connects to the teeth
And teeth to the loves and curses

Honey
Can you reach the spots that need oiling and fixing?

H-E-L-P
Help me, help me

H-E-L-P
Help me, help me

Muscle connects to the bone
And the bone to the ire and the marrow

So I pretend these aren't ten strings attached to all ten of my fingers.

H-E-L-P
Help me, help me

If you could only go somewhere else

H-E-L-P...

12 comments:

Anonymous said...

Sendo seguidor da máxima "mais vale partilhar os disparates em que pensamos do que ficar calado", aí vão 3 "bitaites":
- As versões ao vivo do Marrow (e todas as que eu vi/ouvi utilizam instrumentos de sopro) são invariavelmente melhores do que a do disco
- O "Love this giant" soa 70% a Byrne e 30% a St Vincent
- A St Vincent tem um gosto irrepreensível em tudo ... menos na escolha dos sapatos

+ 1 bitaite extra (sem qualquer relação com o post)
- O "Modern Vampires", nos acabamentos melódicos, faz muito lembrar o Pet Sounds.

É tudo :-)
Nuno Gonçalves

Anonymous said...

Correcção: "mais vale partilhar os disparates em que penso do que ficar calado"
Nuno Gonçalves

alexandra g. said...

Desejo também eu pronunciar-me sobre a magna questão dos sapatos em boa hora colocada pelo Nuno Gonçalves:

- concordo.

Sobre o resto, não percebo nada, mas obviamente coiso, 'cosailavedatman.

João Lisboa said...

"As versões ao vivo do Marrow (e todas as que eu vi/ouvi utilizam instrumentos de sopro) são invariavelmente melhores do que a do disco"

Não sou tão peremptório, mas, provavelmente, sim.

"O "Love this giant" soa 70% a Byrne e 30% a St Vincent"

Nos textos, sim; na música, há toneladas de conservatório via-St. Vincent.

"A St Vincent tem um gosto irrepreensível em tudo ... menos na escolha dos sapatos"

I beg to differ: da ponta dos sapatos até ao crâneo, é tudo per-fei-to. Já o cabelo, recentemente pintado de loiro, é terrível.

"O "Modern Vampires", nos acabamentos melódicos, faz muito lembrar o Pet Sounds"

Ainda não tinha visto a coisa sob esse ângulo mas irei meditar sobre o assunto. :-) Mas é, talvez (até agora) o álbum do ano.

João Lisboa said...

"Desejo também eu pronunciar-me sobre a magna questão dos sapatos em boa hora colocada pelo Nuno Gonçalves:

- concordo"

Shame on you.

alexandra g. said...

Just thinkin' bout barefootness, in case that exists, nothin' much.

João Lisboa said...

Barefootness will do.

Táxi Pluvioso said...

St. Byrne é música para old guys armados aos cucos. Música moderna é assim:

http://www.youtube.com/watch?v=ZQ6Sk8Aj-SQ

João Lisboa said...

"Música moderna é assim"

"Moderna" há quantas décadas?

Táxi Pluvioso said...

Obviamente, o modernismo vem desde Descartes. Talvez desde Tomás Luis de Victoria:

https://www.youtube.com/watch?v=jxNOvhe1r_4

João Lisboa said...

Ah, pronto, assim está certo.

Anonymous said...

Preparava-me para responder à sua resposta quando, ao abrir o blog, li o post de hoje... Estou de rastos :-( É a terceira vez que falho a St Vincent. No Super Bock de 2010, fiquei retido trânsito e perdi o concerto; um imprevisto impediu-me de ir vê-la ao Porto e agora novo melão...

Estava em jejum mas, como foi cancelado o banquete, vou voltar a ouvir o álbum (que gosto muito) para reavaliar a minha impressão inicial.

Enbora não tenha ouvido muitos discos este ano, concordo plenamente; aliás, o "Modern Vampires" parece inesgotável :-P

Nuno Gonçalves
PS: ainda não vi o novo cabelo ...