09 November 2014

PORNEX 84 


"Faz 30 anos, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa realizou-se a Pornex 84. Durante cinco dias houve debates, filmes, performances, em volta do douto tema. A data tem a sua importância: 1984, dez anos depois do… isso mesmo, aquela data que qualquer dia já não ousamos nomear, como diria Oscar Wilde. (...) 


Agora vêm de rajada duas notícias e meia assustadoras, porque de duas universidades: a revista do Instituto de Ciências Sociais adstrito ao ISCTE e a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. A revista: por conter graffiti que punham 'em causa o bom nome da revista e da instituição'. Coimbra: 'por um debate marcado pela Associação de Estudantes entre figuras conhecidas ser invejável'. (...) 








Por um lado, estou triste com o que está a acontecer. Por outro lado, sinto-me honrado: o meu país está a homenagear bonitamente a celebração do humor absurdo que, com um punhado de amigos e colegas, tive a honra de realizar faz este ano trinta anos. Já me pouparam trabalho. A galeria Perve queria fazer uma evocação, mas assim é mais irmão catita. Durão Barroso sentiu que o seu esforço foi reconhecido ao ser medalhado pelo Presidente Aníbal Cavaco Silva? Pois eu sinto-me já devidamente homenageado por estes minuetes cómicos. Muito, muito obrigado. Bem hajam" (Rui Zink; fotos daqui)

+ textos de apoio aqui e aqui

No comments: