12 February 2017

Portugal, século XXI, 12/02/2017: a imprensa "de referência" (apesar de orgão oficial da Vaticano S.A., ex-porta-voz da IURD, e a mesma que, há dois anos, assegurava que o 'milagre de Fátima' é "coisa que só acontece a meninos muito especiais"), disfarça-se de "objectiva" e "imparcial" mas, a propósito de The Great Fatima Swindle, não consegue impedir-se de escrever inexplicáveis inanidades como "Há cem anos, na Cova da Iria, a Virgem terá aparecido a três pastorinhos de poucas ou nenhumas letras. Verdade ou ilusão? Uma questão insolúvel, a que muitos procuraram responder"; "é importante notar também que a Igreja jamais se eximiu a uma prova de veracidade das narrativas dos videntes"; "o recurso feito pela Igreja a métodos científicos de indagação da verdade"; ou "no caso dos pastorinhos de Fátima, nunca houve uma prova concludente e inatacável de que estivessem a mentir nos testemunhos que prestaram".

2 comments:

Rui Gonçalves said...

O pobre escrevente nem precisava de ir muito longe. Bastava ler o trabalho recente da colega, "Fátima, Milagre ou Construção», para, caso tivesse dois dedos na testa, chegar a uma conclusão bem diferente... :-)

João Lisboa said...

Ele leu e cita-a no texto. A atitude é que é completamente diferente. Só um exemplo: no livro, "aparições", "a senhora", "a virgem", aparecem sempre entre aspas. Aqui, é o que se vê.